banner supernova

 

 

QUATRO CIDADES DO DF RECEBEM PROJETO DE ARTES PLÁSTICAS Iniciativa é de Ricardo Caldeira do Movimento SuperNova de São Sebastião - DF

Título Provisório é um projeto criado para produzir uma revista piloto montada a partir de narrativas visuais, desenvolvida por crianças e jovens, moradores de quatro regiões administrativas do Distrito Federal: São Sebastião, Planaltina, Ceilândia e Brazlândia, em encontros presenciais. Nestas oficinas, os participantes são estimulados a se expressar criativamente a partir de tema pertinente ao mundo que vivenciam, para além do local onde residem. O que se espera é que o processo de elaboração de uma narrativa visual seja uma reflexão acerca da força da comunicação como ferramenta capaz de contribuir para a transformação social.
O conceito de narrativa visual será desenvolvido da seguinte forma: contar aos participantes das oficinas pequenos enredos com diferentes conteúdos, a partir de imagens e, desta forma, estimular a sua expressão artística. A escolha desta metodologia de construção da revista baseou-se nas populares histórias em quadrinhos. Esta fórmula de estímulo abrirá possibilidades para as mais diversas técnicas, como desenho, pintura, colagem, texto, poesia e tantas outros fazeres que poderão surgir de material resultante das atividades.
A oficina em Ceilândia é realizada no Espaço Jovem de Expressão, localizado na Praça do Cidadão, em duas datas diferentes: a primeira parte ocorreu no dia 05 de maio, de 9h às 17h, e a segunda será neste sábado, 09 de agosto, de 9h30 às 13h30. A oficina é aberta gratuitamente ao público, mediante inscrições. Além de Ceilândia, já foram contempladas as cidades de São Sebastião, Brazlândia e Planaltina.
Com a realização das oficinas e a edição da revista, título provisório pretende contribuir para o estímulo do pensamento crítico dos participantes e do público leitor, desenvolvimento artístico descentralizado, democrático e reflexivo, dos jovens moradores do Distrito Federal que vivem em áreas mais afastadas de Brasília. Este projeto é tocado por Ricardo Caldeira, membro do Movimento SuperNova de São Sebastião, foi contemplado pelo Edital de chamamento público do FAC – Fundo de Apoio a Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, na área de Inovação e Transversalidades de 2013 e tem Apoio Institucional do IPAM – Instituto de Pesquisa Ação e Mobilização e conta com a parceria do Movimento Cultural SuperNova.
PRÓXIMA OFICINA
OFICINA DE NARRATIVAS VISUAIS PARA MONTAGEM DE REVISTA
Sábado, 09 de agosto de 2014, de 9h30 às 13h30
Espaço Jovem de Expressão
Praça do Cidadão, Ceilândia Norte, EQNM 18/20
Inscrições - oficinas.tituloprovisorio@gmail.com
Livre para todas as idades | Entrada franca




INFORMAÇÕES
Ricardo Caldeira
Coordenador de produção
ipamricardo@gmail.com

(61) 8201-1827 / 3034-1459 / 9107-4377

Postar um comentário

0 Comentários