banner supernova

 

 

Oficina de Elaboração de Projetos no Espaço Sideral do Movimento SuperNova - Saiba tudo aqui.

O Projeto Oficinas Populares de Gestão Cultural acontecerá em São Sebastião nos meses de maio, junho e julho. O curso será dividido em três módulos, sendo I – Nivelamento (CEAC, Redação para projetos, currículos artísticos e Planilhas Eletrônicas); II – Elaboração de projeto; e III – Gestão e Prestação de Contas. A iniciativa é um projeto patrocinado pelo próprio Fundo de Apoio a Cultua da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal (FAC e SeCult/DF).
Destinados ao público de artistas e produtores culturais, logo no primeiro módulo é realizado uma palestra sobre a criação do FAC e a história do movimento cultural do DF na luta pela democratização dos recursos públicos. Durante os demais módulos o aluno aprenderá a elaborar portfólios, currículos, redação para projetos, exercitará a utilização de planilhas eletrônicas, gerir e prestar conta de suas ações culturais. As Oficinas Populares de Gestão Cultural tem como objetivo promover o acesso de artistas e produtores culturais do DF aos recursos do FAC e outras fontes públicas e privadas e de busca estimular o potencial produtivo e articulador nas comunidades contemplada. Em todas as edições, o público receberá material didático e certificado. Serão oferecidos também almoço afim de facilitar a participação do aluno durante todo a Oficina.

Módulo I – Nivelamento: História FAC, iniciação em planilhas, Salic Web e textos para projetos (30h/a presenciais e 20h de orientação à distância):
1 - História do FAC;
2 - O FAC como elemento de democratização do acesso à cultura;
3 – Histórico do volume de recursos do FAC e sua distribuição por cidades;
4 – Bases filosóficas, políticas e constitucionais do FAC e outras fontes de financiamento, inclusive leis de incentivos;
5 - O direito da população carente aos recursos públicos para a cultura;
6 - Porque a comunidade deve recorrer ao FAC;
7 - Como a indústria cultural asfixia a cultura popular;
8 - Seis pressupostos da atividade artístico-cultural comunitária;
- As dificuldades culturais das cidades satélites;
10 - Direito aos recursos financeiros e a necessidade de manter a autonomia do conteúdo artístico;
11 - Documentos necessários para o cadastramento no CEAC e como obtê-los;
12 - A organização dos documentos relativos à produção cultural;
13 - Onde e como adquirir as declarações exigidas;
14 - Como elaborar um currículo e portfólio individual ou coletivo;
15 - Redação para currículos e textos de descrição e argumentos;
16 - Inscrição de projetos em ambiente digital, com atividades vivenciais nas planilhas do FAC/2013;

Módulo II: Elaboração e gestão de projetos culturais (20h/a presenciais e 20h de orientação a distância):
1 - Como elaborar um projeto;
a) Leitura orgânica do edital;
b) Quesitos de avaliação do projeto;
c) Cuidados com a separação dos documentos;
d) Cuidados para não propor contrapartidas inviáveis;
f) Cachês compatíveis com o peso do currículo;
g) Como simplificar a elaboração do orçamento do projeto;
h) Check-list para finalização do projeto;
i) Evite os pontos controversos na comissão de avaliação.
2 - Como administrar o projeto:
a) O foco nos objetivos e metas;
b) A gestão de pessoas criativas:
-A diferença entre gerir trabalhadores de atividades rotineiras e de atividades complexas (artísticas, intelectuais, esportivas)
c) As Funções básicas da administração de um projeto cultural:
d) Principais atividades de: -coordenação geral; produção executiva; administração financeira e contábil; equipe técnica; equipes artísticas; artes gráficas e divulgação;
e) Bases filosóficas e legais da transparência financeira da Administração Pública:
-Artigos da Constituição Federal e da LODF que tratam da transparência na administração pública;

Módulo III - Orientações sobre prestação de contas (10h/a presenciais e 20h de
orientação a distância):
1) Como manter arquivos organizados dos documentos;
2) Cuidados com impostos, recibos, notas fiscais e demais comprovantes.
3) O que deve conter nos relatórios periódicos dos projetos do FAC;
4) Cuidados necessários durante os pagamentos:
a) Cuidados com: lançamento das retenções nos recibos de profissionais autônomos; observação das datas de recolhimento dos impostos; campos importantes das notas fiscais; preenchimento e cópias dos cheques; como fazer a conciliação dos extratos bancários com os pagamentos efetuados.

PROFESSORES:
Redação para projetos culturais: Danni Cunha, licenciada em letras e diretora da Cultura Avessa;
Elaboração de currículos, portfólios e iniciação a planilhas do FAC: Lua de Abril, graduada em Comunicação e militante da Trupe Cultura de Classe;
Elaboração e gestão de projetos e prestação de contas: Marcelo Manzatti, graduada em Antropologia, estudioso de cultura popular e produtor nessa área.

COLABORADOR
Carlos Augusto - Cacá "Poeta"

PRODUÇÃO
Jade Produções

INSCRIÇÃO: (copiar e colar)
https://goo.gl/iG6QE8

MAPA DO LOCAL:(copiar e colar)
https://goo.gl/Hw2dXE

CONTATOS:
Facebook/oficinaspopulares
61 85811275 e 91582466

Postar um comentário

0 Comentários