banner supernova

 

 

ZECA OREBA ESTRELA CURTA-METRAGEM O Mago e o Monstro - Escrito pelas crianças da Brinquedoteca e dirigido por Cris Silva

O curta-metragem acima, estrelado por Zeca Oreba, do Movimento SuperNova faz parte do DVD contendo algumas das histórias transformadas em filmes produzidos pelo Cineasta Cristiano Silva para um projeto mais amplo realizado pela Brinquedoteca Ludocriarte. A narração é do ator, compositor e cantor Isaac Mendes.
A já reconhecida Associação Ludocriarte, que atua em São Sebastião desde 2005 e se tornou ponto de Cultura em 2012 trouxe desta vez o projeto Era Outra Vez… Histórias Mágicas Criadas Pelas Crianças do Ponto de Cultura, sendo que, para a realização do mesmo, cerca de 80 crianças entre 6 e 14 anos, participaram de oficinas criativas com o educador e mágico Jeff Duprado, que utilizou de suas habilidades como mágico para levar as crianças ao mundo dos seres, objetos e lugares mágicos. “Eu acredito que todo esse processo de escrever um livro colabora com o processo de autonomia das crianças, porque elas deixam de ser apenas leitoras e passam a ser escritoras de suas próprias histórias“, ressalta Jeff Duprado. Segundo Paolo Chirola, presidente da Associação Ludocriarte, o projeto existe para garantir o direito da criança brincar e se expressar através de brincadeiras tradicionais e cantigas de roda, por isso começou como uma Brinquedoteca e só depois, em 2010 se tornou Ponto de Cultura através de um edital do Ministério da Cultura. Ainda segundo Paolo Chirola havia uma preocupação muito grande com as crianças que tinham muita dificuldade com a leitura e a escrita, então o foco do trabalho foi direcionado à resolução desse problema “Percebemos que grande parte das crianças da Brinquedoteca revelaram grande dificuldade com a escrita. Crianças de 10 anos que praticamente não sabiam escrever“, lamentou Paolo, “Começamos então a elaborar atividades de leitura, contação de histórias e a escrever histórias juntos. Vimos com essa experiência que estávamos alcançando resultados satisfatórios e escrevemos um projeto para nos tornarmos Ponto de Cultura“ completa Chirola. Todo o processo, com exceção apenas da impressão gráfica do livro, foi feita por pessoas de São Sebastião. 
As histórias e ilustrações foram criadas pelas crianças do Ponto de Cultura, o realizador das oficinas foi o Educador e Mágico Jeff Duprado, a capa do livro foi desenhada pelo Artista Gráfico Zakuro Ayoama, o projeto gráfico e a diagramação feita pelo Designer Lucivam Consta.
Quem quiser pegar o seu exemplar do Livro, basta entrar em contato pelo telefone 3339 1976 ou ir até a sede do Projeto na Quadra 103 Conjunto 05 Casa 01 ou ainda ler a versão que está no site da Ong www.ludocriate.org

Postar um comentário

0 Comentários