banner supernova

 

 

FÓRUM SE REÚNE NO ESPAÇO SIDERAL Sede do Movimento Supernova abriga reunião mensal do Fórum de Entidades de São Sebastião DF


A Reunião Ordinária do Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião do mês de Julho aconteceu na manhã deste dia 26, na sede do Movimento Cultural SuperNova, apelidado pelos membros do mesmo de Espaço Sideral.
Estiveram presentes representantes do IFB, Movimento Supernova, Casa de Paulo Freire, Promovida, Radicais Livres, Conselho Tutelar São Sebastião e Conselho Tutelar Jardim botânico.

Foram dados informes e debatidos dois importantes pontos de pauta: a criação de novos cursos do IFB para o ano vindouro e a criação de um Comitê do Plebiscito Popular para tratar da Reforma política em nosso país.

Cursos IFB 2015
Vera Carvalho apresenta relatório IFB 
Com relação à primeira pauta tivemos a apresentação do “Relatório final da comissão para a elaboração de estudo sobre oferta de cursos técnicos em 2015 para o campus São Sebastião” pela professora Vera Carvalho, que veio acompanhada da sua linda filha Marina, conforme vídeo nesta reportagem e fotos na página do facebook do Fórum. Carvalho apresentou um histórico do trabalho do Instituto Federal desde a chegada a São Sebastião até agora e esclareceu os planos do Instituto para os próximos anos enfatizando a busca do órgão pela participação social na tomada de decisões.
Três eixos foram definidos para o campus da nossa cidade:
·         Gestão em negócio: Secretariado e Recursos Humanos (este está no catálogo, mas não tem muita demanda)
·         Desenvolvimento educacional e saúde: Secretaria Escolar
·         Ambiente e saúde: Agente Comunitário de Saúde, Reabilitação de Dependentes Químicos (tiveram apenas dois inscritos) Massoterapia e Cuidador de idosos. FIC Auxiliar administrativo FIC monitor infantil.
A decisão dessa comissão, a partir do relatório apresentado, precisa estar articulada com a comunidade.” declarou a professora Vera.

Comitê Plebiscito Popular
Silvia e Raul falam sobre Reforma política
Sobre a criação do Comitê Plebiscito Popular para tratar da reforma política tivemos a intervenção da Sílvia Fernandes, membro dos Radicais Livres, apresentando o projeto.”Temos que pensar a política para além do processo eleitoral”, enfatizou. Compareceu também o companheiro Raul Cardoso para discorrer sobre o tema, cuja intervenção foi gravada em vídeo por Edvair Ribeiro e disponibilizamos aqui. Cardoso discorreu com propriedade sobre as mobilizações populares de junho e julho de 2013 “que obtiveram conquistas valiosas no cenário político brasileiro, quando a Presidenta Dilma Rousseff foi à televisão e propôs a Reforma Política. Discutir a reforma política é discutir o fim do privilégio de algumas pessoas e o Plebiscito Popular é um instrumento para gerar pressão e fazer o enfrentamento direto a esses privilégios. A meta é conseguir 10 milhões de votos no Brasil, sendo 98 mil votos no DF”, disse Raul.

Isaac e Silvia coordenarão Comitê
Os comitês Populares são os instrumentos para quem deseja construir e participar do Plebiscito. Tem como objetivos realizar debates e promover a campanha. Esta é sustentada pelos Movimentos Sociais, então a verba é curta. A divulgação se dá por meio de material gráfico impresso e divulgação pela internet, principalmente.
Temos hoje no DF 23 Comitês Populares. A proposta é a criação de um Comitê Popular em São Sebastião, que será espaço de mobilização, distribuição de material, de debate e ajudará na votação em Setembro, na semana da pátria de 01 a 07 de Setembro.
A coordenação do Comitê Popular será composta por representantes das entidades que ficarão responsáveis por direcionar e articular questões relativas ao plebiscito em suas respectivas instituições. Estas ajudarão fomentando o tema dentro de seus grupos e na mobilização e divulgação do Plebiscito Popular na comunidade.
12 de Agosto será a data nacional de mobilização pela campanha. A idéia é que nesse dia haja ampla discussão e repercussão do tema.

Encaminhamentos
·        Sobre a primeira pauta haverá reunião da coordenação do Fórum no dia 25.08.14 às 8h30min, na sede no Espaço Sideral, sede do Movimento Supernova para deliberar sobre a audiência pública a ser realizada no dia 30.08.17 no Centro de Múltiplas Funções ou Vila Olímpica, conforme detalhamento que sairá da citada reunião.

 ·      Sobre a segunda pauta decidiu-se pela criação de uma Coordenação da Comissão pró plebiscito formada, a princípio, por Silvia Fernandes e Isaac Mendes; que a Herlis Araújo reunirá com educadores do DF alfabetizado; Que o Elias Silva vai trabalhar com alunos da casa de Paulo freire na semana de 4 a 7 de agosto e que a Selma tentará, na medida do possível, trabalhar com o material que já foi distribuído; Que o pessoal da Supernova realizará evento sobre o tema e que os Radicais Livres promoverão um cineclube sobre o tema tendo sido marcada uma reunião para tratar do assunto no dia 30.07 às 8h, no Conselho Tutelar do Jardim Botânico.

Findou-se a reunião com a leitura de um texto relatando uma lenda chinesa sobre o céu e o inferno que comoveu a todos.

Fonte: Memória da Reunião por Isaac Mendes

Acompanhe o registro fotográfico feito por Edvair Ribeiro em:                    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.699338750131295.1073741904.172158006182708&type=3

Postar um comentário

0 Comentários