banner supernova

 

 

Depor armas!


Acerca dos últimos fatos relacionados à luta cultural na nossa cidade, o Movimento Cultural Supernova, expressa sua opinião.

Entendemos que a nossa busca é por fortalecer a cena cultural, dialogar, encontrar e realizar soluções juntos. As diferenças devem ser força motriz do fazer coletivo e potencializar nossas reflexões e ações no âmbito das culturas de nossa comunidade.

A reestruturação do Fórum de Cultura foi mais um passo importante no processo de reorganização e reformulação das instâncias de participação. Houve ampla mobilização e uma participação significativa de produtores, entidades, agentes, agitadores, interessados, simpatizantes e fruidores culturais. Demonstramos capacidade de organização e atuação democrática ao realizar o 3º Seminário de Cultura, a partir do diálogo estabelecido com a Administração Regional e a Secretaria de Cultura do DF, onde as regras foram postas e o processo aberto para tod@s.

Cada um dos candidatos e candidatas demonstraram empenho e vontade de trabalhar pela cultura da cidade, gratuitamente, em nome de um objetivo comum: Fortalecer a cultura de São Sebastião. Aceitaram as regras, colocaram seus nomes para aprovação, fizeram campanha e cumpriram com todas as etapas do processo. Estão legitimamente eleit@s. Quem se sentir prejudicado ou entender que houve ilegalidade no processo de eleição para o CRC-SS tem direito a recorrer judicialmente e os acusados direito a ampla defesa.

Faz parte do processo democrático e da nossa incansável luta por justiça! Todavia é importante destacar que ainda existem muitas falhas na forma, estrutura e regras do processo eleitoral dos CRC’s, que podem e devem ser aprimoradas à medida que avançamos e nos organizamos. Além desse desafio, temos muitos outros pela frente e não temos tempo nem disposição para ficarmos paralisados ante rivalidades e enfrentamos internos.

O movimento cultural de São Sebastião nos tem ensinado a importância do trabalho coletivo e do diálogo, que juntos somos mais fortes e que o resgate da essência do significado da palavra UBUNTU (eu sou, porque nós somos), se faz cada vez mais necessário.

Não existe aquele que faz mais ou que faz menos, o pior ou o melhor, o mais antigo ou o mais recente, vencido ou vencedor. O que existe é um grupo de pessoas disposto a colocar os interesses da coletividade acima dos interesses individuais.

O Fórum de Cultura estará sempre aberto àqueles que pretendem somar e compartilhar.

Quanto ao CRC-SS, nossa expectativa é que cada um e cada uma das pessoas eleitas cumpra suas atribuições e comece a atuar o quanto antes, e encontre no Fórum de Cultura o suporte necessário para potencializar suas ações.

Para tal, o Fórum de Cultura deve manter-se em constante mobilização e diálogo.

Um primeiro passo consiste em estabelecer o calendário de reuniões ordinárias e o grupo de coordenação, reestruturar a carta de princípios, valores e objetivos, regimento interno e conduta ética.

O Movimento Cultura Supernova colaborou ativamente para o bom andamento do processo, desde sua gênese até a contagem de votos. Lutamos com integridade e brio para conquistar uma vaga neste egrégio conselho e dar nossa contribuição, a partir da experiência acumulada ao longo de mais de uma década de ativismo. Diante disso conclamamos o Fórum de cultura de São Sebastião a depor armas e trabalhar por uma cultura de paz, do contrário optaremos por sair do processo. 

A Coordenação.

Postar um comentário

0 Comentários