banner supernova

 

 

Domingo no Parque do mês de Maio

por Isaac Mendes*

Marina Mara recitando poesia de seu livro "Figuras"

O domingo no parque de maio foi lindo!

Eduardo Viajando de avião

Sempre ao terceiro domingo de cada mês, o coletivo Supernova realiza o projeto Domingo no parque, que tem como objetivo ocupar o espaço público, construindo através do trabalho em rede, do lazer, de vivências coletivas, da economia solidária e da arte, noções de pertencimento e o respeito à natureza e à diversidade cultural.  O projeto visa também a revitalização do parque e a construção de equipamentos públicos que atendam a demanda da população.

Luiz Felipe Vitelli recitando 

Um dos principais problemas que encontramos no parque é a falta de segurança ocasionada pela falta de iluminação pública, e a necessidade de um ponto de energia, o que nos força a solicitar energia elétrica da Igreja Assembléia de Deus e a encerrar o evento por volta das 18:00, antes de escurecer.

Mesmo com toda essa problemática estamos desde de 2009 fazendo a nossa intervenção cultural local. Nesse mês de Maio contamos com a participação de artistas e integrantes da rede de proteção de crianças e adolescentes que contribuíram para o sucesso do evento.

Iniciamos com um momento poético riquíssimo: a mais nova integrante do Coletivo Supernova Fernanda Martins, o planaltinense Luiz Felipe Vitelli e Duda Sousa abriram o DnP de Maio e na sequencia rolou um bate papo puxado por Clemildo Sá, Conselheiro Tutelar da Asa Norte, sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Clemildo ressaltou em primeiro lugar que o Conselho Tutelar local é o principal órgão encarregado por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O convidado do DnP disse que  as crianças e adolescentes são seres de direitos em todos os âmbitos inclusive acerca de sua sexualidade e levantou um questionamento: "Como os pais respondem aos filhos quando o assunto é sexo? Como conversar com uma criança de quatro anos que pergunta de onde os bebês vêm?" Clemildo coloca que não se pode fugir dessa questão, muito menos ironizar, alegando que a criança é muita nova pra pensar nessas coisas. Em relação aos adolescentes disse: “Os adolescentes não perguntam, eles experimentam e o melhor cuidado é sermos francos e ensinarmos o que é o corpo e para que serve o corpo.”

Five Girls
No nosso Domingo no Parque as crianças têm voz e vez. A apresentação das crianças que compõe o grupo de dança “Five Girls” foi um arraso! Elas fizeram uma belíssima apresentação e  contaram com a participação de Pedro Paulo de apenas 4 anos de idade.

A poeta, publicitária, ativista cultural, atriz, roteirista, designer gráfico, consultora de projetos poéticos e literários Marina Mara, fez uma vibrante, viva e intensa intervenção poética, recitando poesias do seu livro “Figuras” lançado recentemente no DF, com 123 poemas e prefácio de Tom Zé. Marina não poupou elogios para o cenário cultural de São Sebastião.

O resgate das nossas raízes sertanejas ficou a encargo de Zé boiadeiro e Estradinha, que vieram diretamente do Jardim ABC para sua estréia no palco DnP, trazendo consigo o fã clube que o seguiu em Caravana. Iniciaram a apresentação ao som da nobre toada do berrante e nos presentearam com as melhores modas de viola caipira. As “boiadetes” ajudaram a compor o coro e encheram nosso parque de alegria.

O Fórum DCA também se fez presente. Em ocasião do 18 de Maio o Fórum DCA nos ajudaram a fortalecer a mobilização contra o abuso e a exploração sexual infantil, distribuindo  informativos, adesivos, bonés, camisetas etc. e sensibilizando as pessoas a abraçarem a campanha. Zeca, Estela Sena e Fernanda Martins do Movimento Supernova e integrantes do Fórum DCA, são nossos correspondentes.

Fórum DCA
O Movimento Protecão também participou do Domingo no Parque. As jovens ativistas que atuam em prol de cães e gatos de rua organizaram um Sebo repleto de livros maravilhosos. Para os amantes da literatura foi um achado! Próximo evento elas estarão lá novamente. Não perca!

Representantes da Herbalife também estiveram no evento para falar sobre os benefícios do produtos de nutrição, controle de peso e cuidados pessoais e da importância de estilo de vida saudável.

Também lembramos o acontecido ao Espaço Criarte, onde funcionava o Centro de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças de 6 a 14 anos, gerido pela Associação Ludocriarte. Um incêndio criminoso destruiu quase completamente o lugar e estamos em uma campanha para reestruturar o local possibilitando assim que a Ludocriarte permaneça apta e habilitada ao convênio com a SEDHS. Quem puder ajudar entre em contato através do email: ludopaolo@gmail.com, do número 33391976 ou deposite qualquer quantia na c/c Banco do Brasil/Agencia: 2887-8/Conta: 100.101-9

Célio Mão de Aço também esteve no evento para divulgar uma cerveja IPA 100% São Sebastião. Os degustadores subiram ao palco e teceram elogios a essa cerveja. Célio ainda não está comercializando a “BUNDBEAR”, mas garante que em breve sua cerveja estará presente nos melhores bares da cidade.

A apresentação do grupo de dança 4Ever foi sensacional. O público ficou boquiaberto com a desenvoltura e sincronia dos passos das adolescentes Ami Lu, Isabelle Oliveira e Luísa Araújo que demonstraram segurança e esbanjaram simpatia. O público ficou querendo mais!

4EVER
Suavez representou o rap da quebrada. Kilaz Blinky mandou sua mensagem fazendo um Freestyle sobre o Domingo no Parque.

O evento encerrou ao anoitecer com mais poesia, afinal o DnP é pura poesia!

Esperamos você no próximo Domingo no Parque que será dia 21 de Junho, para comemorarmos os 22 anos de São Sebastião.

"Duvida? Vai lá ver como é que está! Duvida? Pergunte a mim. Eu moro lá"

Entre na campanha #PeloPoste #QueremosAsLuzesAcesas

Isaac Mendes é integrante do Movimento Supernova, membro da Ludocriarte, pesquisador GEPPHERG, parceiro MOVIMENTO PROTECÃO e Conselheiro Tutelar do Jardim Botânico.



Postar um comentário

0 Comentários