banner supernova

 

 

Comitê de mobilização para 18 de Maio em São Sebastião

Por Isaac Mendes*

Dia 27/04/15 foi realizada, no Conselho Tutelar de São Sebastião, reunião do comitê de organização da CAMINHADA 18 DE MAIO, que marca a culminância das ações realizadas por diversas Entidades que compõe a Rede de Proteção e se mantém mobilizadas para o combate ao abuso e a exploração sexual infantil.

Estiveram presentes representantes do Fórum de Entidades Sociais e da Rede Intersetorial: Associação Ludocriarte, Coletivo Supernova, Projeto Vida, Promovida, CRE, ASP e Conselho Tutelar do Jardim Botânico.

Isaac Mendes ressaltou a importância de entender a caminhada não como um evento, mas como uma ação que representa a culminância de diversos projetos, realizados pelas entidades ao longo dos anos, de combate a exploração sexual infantil. Também informou sobre reunião convocada pela SECRIANÇA e mediada pela Sub Secretaria de Políticas para Crianças, Perla Ribeiro, que teve como intuito articular a mobilização para o 18 de Maio e 12 de Junho no âmbito distrital entre secretarias do GDF, Conselhos Tutelares e sociedade civil organizada. 

Micheline colocou que o Projeto Vida tem trabalhado ao longo dos anos a temática da violência e exploração sexual através de cartilha produzida pelas próprias crianças, cuja terceira edição será distribuída durante a CAMINHADA 18 DE MAIO. Micheline sugeriu que a banda da PMDF seja convidada a tocar o Hino Nacional brasileiro no início da caminhada, todos concordaram.

Selma explicou que a cada ano a Promovida participa da caminhada e que já vem trabalhando o tema com as crianças e com os educadores, oferecendo palestras ministradas por parceiros da rede. Uma peça teatral tratando sobre a questão está sendo preparada e será apresentada para a comunidade. Selma propõe que haja intervenção sobre o tema dentro das igrejas, nas catequeses, por exemplo, ampliando assim a discussão e possibilitando a sensibilização da comunidade para esse grande problema social.

Pedro informou que Luciana, coordenadora do CRAS-SS, ofereceu lanche e margaridas.

A concentração para a caminhada iniciará as 8:00 em frente a promotoria de Justiça de São Sebastião, seguirá até o Fórum de Justiça e encerrará na Administração Regional.

Dentre outros pontos, foi colocado:

Pedro entrará em contato com proprietário de carro de som e locutor, este ficará incumbido de ler roteiro com release de cada instituição participante e texto sobre o 18 DE MAIO. Os releases deverão ser encaminhados para o email do Conselho de São Sebastião. O roteiro final será socializado com o Fórum de Entidades e Rede Intersetorial. 

O Conselho Tutelar de São Sebastião ficará responsável por enviar ofícios e convites para as entidades que compõe a rede de proteção.

A Administração Regional ficou responsável de enviar representantes para caminhadas que levarão faixas de apoio à campanha e de conseguir ônibus para fazer o transporte das crianças.

A água será levada em galões de água cedidos pelo Conselho Tutelar de São Sebastião.

As faixas serão levadas pelas próprias instituições.

Será solicitado que os participantes usem roupas brancas e levem balões pretos, a fim de construir a identidade visual da ação.

Isaac Mendes enviará release para Regional de Ensino explicando sobre o 18 DE MAIO e sobre a ação a ser realizada nesse dia. Haverá dia 08/05 reunião com os coordenadores de ensino de cada escola com a participação de conselheiros no intuito de sensibilizar as escolas a participarem das ações junto à rede de proteção. Além disso, conselheiros tutelares irão até as escolas levando mais informações através de palestras para toda comunidade escolar. Isaac entrará em contato com Mafa para solicitar a participação da orquestra da UISS, e também será responsável pela mobilização em ambiente virtual, rádio e TV Web.

Selma compartilhará as próximas orientações com o Fórum de Entidades.

Contatos:

(61) 3339 4961 – Conselho Tutelar São Sebastião
Regional de Ensino - cressebastiao2015@gmail.com
Conselho Tutelar de São Sebastião - ctsaosebastiao2@hotmail.com
Fórum de Entidades de São Sebastião - forumsaosebastiao@gmail.com

*Isaac Mendes é militante da cultura da infância, atua como Conselheiro Tutelar do Jardim Botânico, e integra o coletivo Supernova e a Ludocriarte.

Postar um comentário

0 Comentários