banner supernova

 

 

OPINIÃO: O maior mérito de Bethânia foi ter tirado Caetano de Santo Amaro. Por Marcius Cabral


Fui ao show da Maria Bethânia ontem aqui em Brasilia. Foi no Centro de Exposições Ulisses Guimarães, um espaço majestoso e muito elegante. Acústica perfeita. Serviu bem ao que seria um grande evento musical/visual.
Foi legal. Foi a estréia da turnê "Abraçar & Agradecer, 50 anos de carreira". Achei que seria chato mas não foi. A banda era um septeto bem afinado com ela. Claro que lá pelo meio ela deu um tremendo xilique por causa do som. Mas é parte do show também. 
Cantou poucos sucessos, recitou poesia, ficou em silêncio. As vezes parecia muito armado e sem expontaneidade. Mas ela é meio atriz mesmo. É o estilo dela e faz bem.
Lembrei de quando conheci ela em disco. Minha irmã mais velha tinha o disco Álibi recém lançado e um outro com um desenho dela na capa cheia de insetos nos cabelos. Uma capa espetacular. Nunca lembro o nome deste disco.
A única coisa chata é o público dela completamente histéric@ e gritando o tempo todo em catarse: "MARAVILHOSA!", "GOSTOSA!", "DIVINA!", "HIPOTECADA!", "DESNUTRIDA!". Essas coisas sem sentido que eles/elas berram com aquela voz de gralha de ressaca. 
Fora isso muito chorôrô, purpurina e afetação. Estava bem engraçado o lobby antes do espetáculo. É bacana se sentir minoria de vez em quando. Dá uma perspectiva mais humana sobre os tormentos de quem é diferente de mim.
Acho que a Bethânia é uma das nossas maiores em sua geração. Mas continuo achando também que seu maior mérito foi ter tirado o Caetano Veloso de Santo Amaro da Purificação e levado pro "sul maravilha".
Ayeyê Bethânia! 

Multifacetado, Marcius Cabral é cantor, guitarrista, compositor, DJ e produtor. No seu repertório, grandes mestres da música negra americana e arranjos próprios, com standards de jazz e clássicos do blues vai de George Geshwin a John Pizzareli, de Robert Johnson a BB King. Algumas composições do músico podem ser ouvidas aqui:
https://soundcloud.com/marcius-cabral

Postar um comentário

0 Comentários