banner supernova

 

 

SUPERNOVA OFERECE CURSO GRATUITO Linguagem Cinematográfica e Análise Fílmica

O Movimento SuperNova, em sua trajetória de incentivar as artes e a cultura em nossa cidade, traz mais uma excelente oportunidade, desta feita aos amantes da sétima arte. Trata-se do Curso de Linguagem Cinematográfica e Análise Fílmica que será ministrado pelo nosso membro Nilmar Paulo.

Sobre o Ministrante:
Natural de Ceres-GO, Nilmar passou parte da infância numa fazenda próxima a essa cidade e atualmente mora em São Sebastião, Distrito Federal.
Apaixonado por cinema e mídias audiovisuais iniciou seus estudos de cinema em 2008, com o professor Sérgio Moriconi, com quem estudou História do Cinema e Roteiro enquanto já participava de sets de filmagens praticando o que aprendia nos cursos.

Sobre o Curso*:
Analisar um filme ou um fragmento de filme é semelhante a analisar, por exemplo, a composição química da água, decompô-lo nos seus elementos constitutivos. É despedaçar, descosturar, desunir, extrair, separar, destacar e denominar materiais que não se percebem isoladamente “a olho nu”. Parte-se, portanto, do texto fílmico para “desconstruí-lo” e obter um conjunto de elementos distintos do próprio filme. Através desta etapa, o analista adquire um certo distanciamento do filme. Essa desconstrução pode naturalmente ser mais ou menos aprofundada, mais ou menos selectiva segundo os desígnios da análise.
É também estabelecer elos entre esses elementos isolados, compreender como estes se associam e se tornam cúmplices para fazer surgir um todo significante: reconstruir o filme ou o fragmento.
É como se fóssemos “quebrando” o filme  na suas “partes constituintes”: as sequências, as cenas, os planos, os elementos dos planos, a banda sonora, etc.

Tudo isso estamos falando termos gerais. No curso, os interessados aprenderão mais profundamente esses conceitos e passarão a amar muito mais essa arte inigualável.
O Curso será oferecido durante quatro segundas-feiras, nos dias 2, 9, 16 e 23 de Fevereiro, às 19h no Espaço Sideral, sede do Coletivo SuperNova que fica na Rua da Ponte, 70, Centro, São Sebastião - DF nos altos da Auto Escola Aprendiz.
Para se inscrever basta enviar um email para killnil@gmail.com ou ligar para 61 8200-1613 (TIM)
WhatsApp com Nilmar.

*Excerto sobre análise fílmica retirado de Ensaio sobre a Análise Fílmica, Vanoye e Goliot-Lété.


Postar um comentário

0 Comentários