banner supernova

 

 

SÃO SEBASTIÃO DEBATE 2014 SuperNova e parceiros promovem debate entre candidatos locais

Por Paulo Dagomé



Batizados de SS MÍDIAS ASSOCIADAS, um grupo de midiativistas, blogueiros, jornalistas, ativistas culturais e radialistas da cidade de São Sebastião uniram-se para realizar um feito que vem se repetindo ao longo dos últimos pleitos: Realizar um debate com os candidatos ao cargo de Deputado Distrital domiciliados em São Sebastião e Jardim Botânico.
O Debate faz parte de uma tradição que se iniciou nas eleições de 2006.
Na ocasião, o evento foi organizado por membros da igreja católica local e contou com o apoio do Conselho Paroquial, dos Párocos Pe. Gercé Divino, Pe. Godwin e dos demais vigários.
A apresentação ficou a cargo de Waldir Cordeiro.
A edição de 2010 foi capitaneada pelo pessoal do Movimento Cultural SuperNova como Nanah Farias, Isaac Mendes, Nilmar Paulo, Edvair Ribeiro, Thaís Rodriques, Raony Almeida, Devana Babu, Pedro Henrique e Paulo Dagomé.
O evento aconteceu no Ginásio São Francisco na gestão de Leísa Sasso e Ghisa Porto, foi transmitido ao vivo pela TV web SuperNova e o debate foi usado pedagogicamente pelos professores daquela instituição de ensino.
A apresentação ficou a cargo do professor Danilo Prata. 
Neste ano de 2014 tivemos a terceira edição do projeto que foi realizada pelo grupo SS Mídias Associadas de São Sebastião formado pelo Portal S2News, Jornal Daqui, Blog do Morro Azul, Grupo Oficial São Sebastião, Rádio Cidade e Movimento Supernova.
Chamados a apresentar suas propostas, os candidatos à Câmara Legislativa do Distrito Federal por São Sebastião e condomínios protagonizaram o Debate realizado na noite desta segunda-feira na Vanguarda Vitrine Hall, conhecida casa de shows da cidade.
A Vanguarda ficou lotada. As regras e a dinâmica do debate foram amplamente discutidas presencial e virtualmente com os candidatos envolvidos e seus assessores. Todos os candidatos de são Sebastião e Jardim Botânico foram convidados através de uma ampla divulgação através da rede social, dos meios de comunicação local como a TV web e a rádio comunitária, mas apenas 14 candidatos atenderam ao convite, sendo que alguns desistiram de última hora.
Cada candidato contou com torcida acalorada dando muito trabalho ao apresentador Isaac Mendes que a cada intervenção da platéia solicitava: “Sem manifestações, por favor! Este foi o nosso acordo!” Mas a cada intervenção do candidato de sua preferência a militância aplaudia fervorosa desobedecendo democraticamente o apresentador que, diga-se de passagem, conduziu muito bem o certame. As regras foram lidas antes da composição da mesa pela apresentadora Patty Oliveira, conhecidíssima na comunidade péla sua atuação no grupo Oficial São Sebastião, na rede social. A seqüência dos assentos se deu por ordem alfabética. Apesar de comportar discussões acaloradas na defesa das posições antagônicas, o debate parecia feito por lordes ingleses, pois foi marcado por alto teor de civilidade, com alguns candidatos oferecendo parte do próprio tempo de resposta para que o adversário concluísse adequadamente sua pergunta. Sem ofensas, injúrias ou difamações, mas repleto de mesuras e cerimônias, os candidatos pouco trabalho deram ao Doutor Orisson e ao Doutor Carlos, a competente dupla de advogados convocada para compor a Comissão Moderadora que atuou elegante e discretamente como filtro de eventuais excessos, que não aconteceram por virtude dos candidatos.
Devidamente acompanhados de sua assessoria, compareceram Alan Valim (PRTB), Fernando Alves, (PPL), Jack (PEN), Julio Orlando(PRB), Junior Carvalho (PRTB), Onelio Teles (PSD), Phabio Ferreira (PEN), Saulo Dias (PT), Waldir Cordeiro (PSB) e Wendel Vilela (PRB)
Programa:
O debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro, dedicado às apresentações. Cada candidato dispôs de um minuto e meio para apresentar sua chapa e resumir as propostas de gestão. No segundo bloco, eles responderam às perguntas elaboradas pela platéia sobre temas livres. No terceiro bloco, os confrontantes fizeram perguntas entre si com direito à réplica e tréplica. O quarto tempo foi para as considerações finais. Todos unanimemente agradeceram às Mídias Associadas pela iniciativa de abrir espaço para as discussões do futuro da cidade e oportunidade de exporem seus planos de gestão.
 O confronto aconteceu de forma democrática e civilizada, com os candidatos respeitando as regras e o tempo estipulado para cada bloco. “Mais uma vez, o debate foi marcado pela democracia e civilidade entre os candidatos. Considerei o debate muito bom, porém senti a falta de mais mulheres na disputa e pretendo escrever sobre isso no meu blog pessoal para incentivar mais mulheres a estarem disputando posições no debate das próximas eleições. Se necessário eu mesma me candidato pra dar o exemplo.” ponderou Nanah Farias, do Movimento SuperNova, participante de uma das entidades que promoveram o debate.
O acontecimento político mais comentado do mês contou com transmissão ao vivo pela TV Web S2 News e pela Rádio Cidade 98.1 FM.
A equipe de transmissão contou com a direção de transmissão via web TV de Micael Rodrigues, com os cinegrafistas Nilmar Paulo, Cristiano Silva e Eduardo Cabeção. As reportagens ficaram a cargo de Luiz Felipe Brandão. Na sonorização tivemos Raony Almeida e no Controle do Tempo contamos com Wan Gazzú. O cerimonial esteve a cargo do pessoal da Supernova cuja equipe foi formada por Iara Alves, Priscilla Sena, Devana Babu, Nanda Pimenta, Zeca Oreba, Chico Rosa e Nanah Farias com o auxílio luxuoso de Rangel Barbosa e Gethúlio Silva . Colaboraram Pollyana Costa, do Jornal Daqui e Edvair Ribeiro, do Movimento Supernova, na fotografia. Já a Rádio Cidade contou com Fábio Costa e Jota Mix conduzindo a transmissão ao vivo para toda a região. A coordenação geral esteve a cargo deste que vos escreve.
Esperamos com isso ter contribuído para o exercício e amadurecimento da democracia em nossa cidade agradecendo aos candidatos, assessores, simpatizantes, a policia militar que mandou um representante, ao Administrador Regional da cidade, Jean Rodrigues, e principalmente, ao ordeiro público presente que prestigiou a nossa iniciativa comparecendo em massa e permanecendo no local até o término dos trabalhos.
Acompanhe ao longo da semana a repercussão no Oficial São Sebastião, no Jornal Daqui que trará reportagem especial na edição de setembro e nas imagens que estaremos disponibilizando no Portal S2News.




Postar um comentário

0 Comentários