banner supernova

 

 

COMPLEXO CULTURAL DE SÃO SEBASTIÃO - Movimento SuperNova apresenta uma proposta viável à comunidade

CSS - Complexo Cultural São Sebastião

O Complexo Cultural de São Sebastião deverá ser um conjunto arquitetônico de múltiplos usos. Possibilitará a realização de diferentes movimentos concomitantemente, numa trajetória que abrange as diferentes manifestações artísticas (circo, música, dança, pintura, escultura, teatro, cinema e literatura) em espaços multiuso e algumas manifestações desportivas, que comporão esse complexo. Facultará o aprimoramento cultural, educacional, artístico, tecnológico e corporal dos agentes que atuarão nos diferentes cenários, valorizando o regional e o universal e  permitirá a realização de ações culturais, educacionais, científicas, corporais e esportivas, num processo de difusão e democratização da cultura, da educação, da ciência e do esporte, garantindo aos cidadãos e aos contribuintes os benefícios que lhes são devidos, consolidando esse complexo cultural como num vetor efetivo de disseminação cultural e educacional.
O Complexo Cultural de São Sebastião será formado essencialmente células em formato de octógonos os quais comporão paulatinamente os diversos espaços necessários à consecução da arte e cultura na cidade.
  1. Casa de Cultura - Viabilizará a realização de cursos, palestras, saraus, confraternizações, festas comunitárias, exposição de artes, arte circense, entre outras.
  2. Anfiteatro - Receberá saraus, eventos musicais e de dança ao ar livre, contendo palco com cerca de 5mts de diâmetro e toras de eucalipto tratado para os assistentes.
  3. Núcleo de Educação e Informática - Será utilizado em ações voltadas à educação da comunidade em termos de alfabetização e letramento, alfabetização Matemática e outros movimentos específicos, tais como alfabetização para pessoas portadoras de necessidades especiais, alfabetização em família e bem como à formação político-pedagógica de profissionais em educação, gestão e liderança comunitária, com ênfase na formação de gestores sociais de diferentes esferas com vistas à definição e à implementação de políticas públicas de intervenção na realidade social existente, a partir da reflexão e da leitura problematizadora do contexto existente, tendo como público alvo os diretores, gerentes e chefes da administração local, dirigentes sindicais, equipes diretivas de escolas, líderes comunitários, empresários, líderes estudantis e a comunidade em geral.
  4. Skate Park - Já existente no local, onde são realizados torneios promovidos por parcerias entre o poder público local e participantes do movimento de skate da cidade.
  5. Ringue de Patinação - Será utilizado como ringue para patins, rodas de capoeira, torneios de lutas, danças folclóricas, contendo palco com cerca de 10mts de diâmetro e bancos de concreto para os assistentes, desenvolvendo a sensibilidade, o conhecimento e o gosto de um público intergeracional por critérios de qualidade que ultrapassam as imposições da indústria cultural.
  6. Parque Infantil.
  7. Biblioteca e Memorial – Além de biblioteca, funcionará com vistas à organização dos bancos de dados sobre a realidade da cidade do ponto de vista econômico, social, cultural, educacional, ambiental e tecnológico.
  8. Sala de Teatro e Dança e Auditório Multimídia - Propiciarão a vivência da arte dramática em sua maior amplitude, propiciando condições aos grupos locais de teatro interagirem entre si, ministrando cursos, encenando peças de diferentes estilos a partir de um núcleo de pesquisa que garantirá a qualidade dos espetáculos, além da formação de um público espectador mais crítico e mais sensível. Em relação à linguagem cinematográfica, será buscada a formação de agentes competentes para a construção teórica e prática de atividades voltadas ao cinema, constituindo-se num novo pólo de produção desta arte na cidade.
  9. PEC – Ponto de Encontro Comunitário - Contendo vários aparelhos destinados à prática esportiva para a terceira idade bem como espaço com pergolado e bancos para contemplação.


Considera-se, portanto, que a construção do Complexo Cultural São Sebastião constituir-se-á na viabilização de um grande processo de imersão educacional, científica, artístico-cultural, tecnológica e corporal direcionado a jovens, adultos e idosos em geral, garantindo a pessoas de todas as idades, de distintos interesses e de necessidades específicas o direito de aprofundar e de ampliar seus leques culturais, de acordo com as imposições dos novos tempos, e que cada um dos núcleos desenvolverá um trabalho peculiar, conforme as especificações apresentadas nas diferentes células.

Postar um comentário

0 Comentários