banner supernova

 

 

Domingo no Parque

Na área de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando compromisso com iniciativas sustentáveis, realizamos o projeto Domingo no Parque que visa trazer visibilidade para o Parque Ambiental da cidade no sentido da preservação e cuidados com o mesmo.
O evento é realizado em todo 3º domingo de cada mês, das 14h às 19h e tem como objetivo levar manifestações artísticas que possibilitem o contato com diversas expressões culturais à população. São shows musicais, apresentações de teatro, performances de dança e declamação de poesia que privilegiam artistas locais e da região, propiciando uma oportunidade para que o público conheça seus artistas e os artistas conheçam seu público. Além das apresentações musicais, há cama elástica e pintura de rosto, além da “Mala do Livro” e da Gibiteca.
Tomado oficialmente como área de proteção ambiental há cerca de 17 anos, pode-se dizer que o Parque do Bosque está para São Sebastião, assim como a floresta amazônica está para o resto do mundo. Ou seja, é o pulmão ecológico da cidade.  Possui uma área de 187 mil m2 - equivalente a uns 20 campos de futebol - e está localizado entre os bairros Vila Nova e Residencial do Bosque. A vegetação mesofítica nativa está totalmente preservada e tem como característica a mata de galeria com grande potencial de umidade. Apesar de algumas melhorias realizadas entre 2007 e 2011, o Parque acha-se em processo de degradação e, considerando que o artigo 225 da Constituição Federal declara ser dever de toda a coletividade defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.
O Movimento Supernova busca, nesse sentido,  dar sua contribuição para a preservação do maior patrimônio ecológico da cidade com a realização deste evento que, recheado de ações culturais, de lazer e entretenimento traz em seu bojo noções de respeito ao meio ambiente chamando a atenção da comunidade e das autoridades constituídas para a necessidade permanente da manutenção bem como de melhorias constantes para o Parque Ambiental do Bosque.
O evento tem como objetivos  específicos promover a conscientização ambiental através de arte e cultura, preservar a fauna e flora locais, fornecer à comunidade o conhecimento dos aspectos históricos culturais do Parque, propiciar a comunidade em geral a vivência da educação ambiental, a todas as faixas etárias da sociedade em geral, propor ao Estado melhorias no Parque, recriar o grupo chamado Amigos do Parque, divulgar as ações do grupo por meio das redes sociais e trazer grupos familiares para práticas esportivas no local.
Com isso espera-se que se faça a ocupação do parque pela comunidade, contribuindo para a sua preservação como importante reduto ambiental da cidade.

Postar um comentário

0 Comentários